v. 5 (2018): Em curso - Volume 5

					Visualizar v. 5 (2018): Em curso - Volume 5

O quinto volume da Em curso marca a consolidação de nossos esforços em atuar em colaboração com outras Universidades. Neste volume, contamos com trabalho conjunto da equipe editorial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com a bem-vinda equipe editorial da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

A pluralidade também se reflete nos artigos que aqui apresentamos. Temos convergências e divergências quanto à origem do Estado em Hobbes e Nietzsche, encontro e diálogo entre a poesia de Carlos Drummond de Andrade e a filosofia de Martin Buber, e uma análise das visões de intencionalidade coletiva de Michael Bratman e John Searle.

Além disso, o arco percorrido é variado, estendendo-se dos modernos, com Kant e Berkeley, até os existencialistas, com Sartre e Kierkegaard. Passando pela psicanálise de Freud, a crítica econômica e psicanalítica de Félix Guattari e a teoria crítica de Adorno.

Publicamos também uma resenha do livro Cuerpos en escena. Materialidad y cuerpo sexuado en Judith Butler y Paul B. Preciado, de Martín A. M. Rucovsky, e uma tradução de Reflexões de um jovem sobre a escolha de uma profissão, de Karl Marx.

Os editores

Publicado: 2018-12-20