A triste trama da identificação em Luto e melancolia

Autores

  • Rafael Lopes do Valle Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender a melancolia através da trama da identificação que opera por trás desta afecção, partindo de uma análise de Luto e melancolia (1917). Neste ensaio metapsicológico, Freud busca esclarecer a essência da melancolia comparando-a com o afeto normal do luto. Ambas apresentam quase que o mesmo quadro sintomático, com a diferença de um elemento que encontramos apenas no melancólico: o rebaixamento de sua autoestima, que se expressa em autorrecriminações e autoinsultos. Por meio deste característico elemento, veremos que o conflito que se opera no Eu do melancólico pode ser posto à luz pela compreensão da trama da identificação, que amarra os principais elementos da melancolia.


Palavras-chave: Freud; ideal do Eu; identificação; melancolia; metapsicologia.

Biografia do Autor

Rafael Lopes do Valle, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Graduação em andamento em Filosofia (2014). Universidade Federal de São Carlos – UFSCar - Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, São Carlos, SP – Brasil.

Referências

ASSOUN, P.-L. Metapsicologia freudiana: uma introdução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996.

BIRMAN, J. Ensaios de teoria psicanalítica, parte 1: metapsicologia, pulsão, linguagem, inconsciente e sexualidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993.

CARONE, M. Introdução e notas. In: FREUD, S. Luto e melancolia. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

FREUD, S. El yo y el ello [1923]. In: Obras completas. Volumen 19. Buenos Aires: Amorrortu, 1992.

______. Introdução ao narcisismo [1914]. In: Introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916). Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

______. Luto e melancolia [1917]. Tradução, introdução e notas de Marilene Carone. São Paulo: Cosac Naify, 2011a.

______. Psicologia das massas e análise do Eu [1921]. In: Psicologia das massas e análise do Eu e outros textos (1920-1923). Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011b.

______. Uma recordação de infância de Leonardo da Vinci [1910]. In: Observações sobre um caso de neurose obsessiva (o caso do “Homem dos ratos”), Uma recordação de infância de Leonardo da Vinci e outros textos (1909-1910). Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

FLORENCE, J. As Identificações. In: MANNONI, Maud; et al. As identificações na clínica e na teoria psicanalítica. Organização, tradução e prefácio de Ari Roitman. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.

LAPLANCHE, J. Problemáticas I: a angústia. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

______; PONTALIS, J.-B. Vocabulário de psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MEZAN, R. Freud: a trama dos conceitos. 4ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2006.

MONZANI, L. R. Freud: o movimento de um pensamento. 3ª edição. Campinas: UNICAMP, 2014.

SIMANKE, R. T. A formação da teoria freudiana das psicoses. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Artigos