Edições anteriores

  • Em curso
    v. 7 n. 1 (2020)

  • Em Curso - Volume 6
    v. 6 n. 1 (2019)

  • Em curso - Volume 5
    v. 5 (2018)

    O quinto volume da Em curso marca a consolidação de nossos esforços em atuar em colaboração com outras Universidades. Neste volume, contamos com trabalho conjunto da equipe editorial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com a bem-vinda equipe editorial da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

    A pluralidade também se reflete nos artigos que aqui apresentamos. Temos convergências e divergências quanto à origem do Estado em Hobbes e Nietzsche, encontro e diálogo entre a poesia de Carlos Drummond de Andrade e a filosofia de Martin Buber, e uma análise das visões de intencionalidade coletiva de Michael Bratman e John Searle.

    Além disso, o arco percorrido é variado, estendendo-se dos modernos, com Kant e Berkeley, até os existencialistas, com Sartre e Kierkegaard. Passando pela psicanálise de Freud, a crítica econômica e psicanalítica de Félix Guattari e a teoria crítica de Adorno.

    Publicamos também uma resenha do livro Cuerpos en escena. Materialidad y cuerpo sexuado en Judith Butler y Paul B. Preciado, de Martín A. M. Rucovsky, e uma tradução de Reflexões de um jovem sobre a escolha de uma profissão, de Karl Marx.

    Os editores

  • Em curso - Volume 4
    v. 4 (2017)

    O quarto volume da Em curso, que aqui apresentamos, reúne artigos sobre filósofos antigos, como Platão (e os “bacchoi órficos”) e Aristóteles (e “as subordinações das causas”), modernos, como Thomas Hobbes (e a “gênese da sociedade civil”), e contemporâneos: sobre a concepção do negativo em Hegel e de finitude em Sartre e Freud; a estética crítica em Friedrich Schiller; Sobre a violência, de Hannah Arendt; sobre Nietzsche leitor da História da Filosofia e sobre a metáfora em Nietzsche. Neste número, publicamos também uma resenha do livro Nietzsche on language, consciousness, and the body, de Christian J. Emden.

    O arco percorrido é amplo, variado e ilustra bem a oportunidade da divulgação do trabalho acadêmico produzido na iniciação científica, quer se comunique direta ou indiretamente com o pensamento filosófico.

    Mantendo nossa intenção de somar esforços e atuar em colaboração com outras Universidades, cremos que, a partir do próximo ano, contaremos com o apoio institucional e estrutural da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e com a sua bem-vinda equipe editorial.

    Os editores

  • Em curso - Volume 3
    v. 3 (2016)

    O terceiro volume da Em curso, que por ora apresentamos, publica duas conferências proferidas em 2015, no VII Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Carlos, cujo tema foi: Do corpo pensado ao corpo vivido.

    São as conferências “O corpo na psicanálise freudiana: suas relações com a consciência e o inconsciente“, de Ana Carolina Soliva Soria, e “O corpo pode ser sujeito? Nota sobre Merleau-Ponty“, de Luiz Damon Santos Moutinho – ambos professores de Filosofia da UFSCar.

    Publicamos também artigos de alunos de outras universidades brasileiras e de diferentes cursos de graduação que dialogam com o pensamento filosófico, cumprindo pouco a pouco o propósito da Em curso de divulgar os trabalhos acadêmicos em formação em nosso país.

    Além dos artigos, trazemos à luz a segunda parte de “Como Ler e Entender a História”, escrito pelo filósofo Bertrand Russell, traduzido pelo graduando em Filosofia da UFSCar Ernane São João Garcia; tendo sido publicada a primeira parte dessa tradução em nosso vol. 2, em 2015.

    Nossa intenção para o próximo volume é consolidar a parceria da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de São Carlos, com a Universidade Federal do ABC (UFABC), campus São Bernardo do Campo, ampliando nossa equipe de discentes e docentes, agilizando o processo de publicação da Em curso e promovendo, consequentemente, as pesquisas de graduandos e graduados da área de Filosofia e de cursos afins.

  • Em curso - Volume 2
    v. 2 (2015)

    Em novembro de 2014 ocorreu na Universidade Federal de São Carlos o VI Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFSCar, com o tema Filosofia e suas interfaces.

    A Em curso, agora em seu segundo volume, publica a conferência “Violência de gênero em revistas masculinas”, de Marcela Pastana, professora do Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel – IMES-SM e Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Sexualidade, Educação e Cultura – GEPESEC, Bauru, SP, e algumas das pesquisas de graduandos que foram apresentadas e debatidas durante o Encontro.

    Incluímos na atual publicação a conferência “Sobre a relação entre teoria e práxis em Marx”, de Rúrion Melo, professor do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP), realizada em São Carlos, em novembro de 2011, na III Semana da Graduação em Filosofia da UFSCar, com o tema Filosofia Política.

    Com a adoção de chamada pública, a Em curso passa também a publicar artigos fora do contexto dos encontros de Filosofia, que ocorrem anualmente na UFSCar. Assim o leitor tem em mãos uma amostra de diversos diálogos entre Filosofia e outros campos de saber, como arte, ciência e educação.

    Além disso, este volume conta com a tradução parcial – a ser completada no próximo volume – de um escrito do filósofo Bertrand Russell feita por Ernane São João Garcia, graduando em Filosofia da UFSCar, e com o artigo, em espanhol, da estudante Maíra Pouey Bragos, intercambista em filosofia durante o 2o semestre de 2014, da Universidad Nacional de Rosario (UNR), Santa Fé, Argentina.

    Este volume 2 vem a público com novo projeto gráfico e um padrão editorial inovador, o da certificação digital dos artigos pelo Digital Object Identifier (DOI). Essa escolha permite à Em curso publicar separadamente os artigos de cada volume, sem que seja necessário aguardar a sua preparação completa para a posterior publicação. Esperamos, com isso, tornar mais ágil a publicação dos artigos que poderão ingressar no debate público da comunidade acadêmica.

     

    Os editores