Por que é a nova arte de tão difícil compreensão? Um estudo sobre o primeiro modelo adorniano de sociologia musical (1931-1932)

Autores

  • Lutti Mira Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

Resumo

Trata-se de analisar alguns dos ensaios sociológico-estéticos de Theodor Adorno do início dos anos 1930 na expectativa de estabelecer quais conceitos e diagnósticos balizaram seu primeiro modelo de sociologia musical. Segundo nosso argumento, os anos 1931-1932 marcariam uma inflexão determinante no curso da formulação de seu primeiro modelo sociológico, na medida em que as mesmas questões elaboradas na década anterior de 1920 seriam ali recolocadas em chave materialista. Esse movimento seria inspirado na articulação dos universos conceituais marxiano e weberiano promovida por Lukács em História e consciência de classe. Não obstante, tal inspiração, procuraremos salientar, não significou a adesão integral, por parte de Adorno, às teses desse livro de Lukács.

 

Palavras-chave: Adorno; Marxismo; Lukács; Teoria crítica; Sociologia da música.

Biografia do Autor

Lutti Mira, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

Graduação em andamento em Filosofia (2014). Universidade de São Paulo – USP. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, São Paulo, SP – Brasil.

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Publicado

2018-12-20

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Artigos