v. 3 (2016): Em curso - Volume 3

					Visualizar v. 3 (2016): Em curso - Volume 3

O terceiro volume da Em curso, que por ora apresentamos, publica duas conferências proferidas em 2015, no VII Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Carlos, cujo tema foi: Do corpo pensado ao corpo vivido.

São as conferências “O corpo na psicanálise freudiana: suas relações com a consciência e o inconsciente“, de Ana Carolina Soliva Soria, e “O corpo pode ser sujeito? Nota sobre Merleau-Ponty“, de Luiz Damon Santos Moutinho – ambos professores de Filosofia da UFSCar.

Publicamos também artigos de alunos de outras universidades brasileiras e de diferentes cursos de graduação que dialogam com o pensamento filosófico, cumprindo pouco a pouco o propósito da Em curso de divulgar os trabalhos acadêmicos em formação em nosso país.

Além dos artigos, trazemos à luz a segunda parte de “Como Ler e Entender a História”, escrito pelo filósofo Bertrand Russell, traduzido pelo graduando em Filosofia da UFSCar Ernane São João Garcia; tendo sido publicada a primeira parte dessa tradução em nosso vol. 2, em 2015.

Nossa intenção para o próximo volume é consolidar a parceria da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de São Carlos, com a Universidade Federal do ABC (UFABC), campus São Bernardo do Campo, ampliando nossa equipe de discentes e docentes, agilizando o processo de publicação da Em curso e promovendo, consequentemente, as pesquisas de graduandos e graduados da área de Filosofia e de cursos afins.

Publicado: 2016-12-21