Estudo sobre As Paixões da Alma

Autores

Resumo

O presente artigo se desenvolve tendo como objetivo apresentar particularidades do livro As Paixões da Alma no interior do conjunto das obras de René Descartes. Por ser o derradeiro livro, apresenta questões que servem como resposta, ou mesmo síntese, aos problemas suscitados no decorrer de sua filosofia. O maior deles, provavelmente,  o da união entre corpo e alma, é tratado aqui como tendo uma implicação, ao mesmo tempo, moral e fisiológica, mostrando, por conseguinte, a importância intrínseca que um objeto sem clareza e distinção adquire para Descartes no contexto de sua escrita. Por isso, é mister assinalar o papel estratégico que este livro possui na produção cartesiana, como uma obra que, encerrando o pensamento do filósofo, deixa posta a questão desta união para a tradição que o sucedeu, tal como as filosofias do iluminismo, que tratarão a questão de maneira crítica ao pensamento cartesiano.

Biografia do Autor

Heliakim Marques Trevisan, Universidade Federal de São Carlos

DFMC, Filosofia.

Referências

DESCARTES, René. As paixões da alma. Introd. de G.-G. Granger; pref. e notas de G. Lebrun; trad. de J. Guinsburg e B. Prado Jr. São Paulo: Abril Cultural, 1973 (col. Os Pensadores).

TEIXEIRA, Lívio. Ensaio sobre a moral de Descartes. São Paulo: Secret. de Est. da Cultura, Brasiliense, 2ª ed. 1990.

CASSIRER, Ernst. A Filosofia do Iluminismo. Tradução: Alvaro Cabral – Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1992. (Coleção Repertórios)

BERGSON, Henri. Os Pensadores / O Cérebro e o Pensamento: Uma Ilusão Filosófica. Tradução: Franklin Leopoldo e Silva – São Paulo, SP: Abril SA, 1974.

ALQUIÉ, Ferdinand. A filosofia de Descartes. Lisboa: Presença, 1980.

GUENANCIA, Pierre. Descartes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Artigos