Dois modelos para a compreensão da criação artística em Arthur Schopenhauer

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Resumo

Este trabalho apresenta dois modelos em torno da criação artística, na perspectiva da metafísica do belo, contida no terceiro livro de O Mundo como vontade e como representação de Arthur Schopenhauer: (I) modelo da arquitetura, escultura, pintura e poesia, no qual o gênio torna-se puro sujeito, acessa as Ideias e as comunica na forma de sua obra; (II) modelo da música, em que no lugar da atuação do puro sujeito, sobressai a atividade da faculdade da imaginação. Propõe-se entender a cisão que ocorre entre os dois modelos, em vista do domínio de aplicação de cada um deles, a partir das diversas linguagens da arte. Apesar dessa cisão, será defendido como hipótese das análises, que esses modelos não são excludentes, porém complementares.

Biografia do Autor

Nilton José Sávio, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFSCar. Bolsista CNPq.

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Publicado

2016-12-21

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Artigos