Apontamentos sobre a criação crítica de Gilda de Mello e Souza em A ideia e o figurado

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Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar a atividade de Gilda de Mello e Souza (1919-2005) em seus últimos ensaios como um dos mais reinventivos exercícios críticos que temos sobre literatura, espetáculo, artes visuais, escultura, fotografia, cinema e dança. Para isso, analisamos o conjunto dos ensaios presente em A ideia e o figurado (2005). Por um lado, sugerimos três elementos estruturais da crítica da ensaísta, a saber, “o objeto concreto”, “os traços desimportantes” e “a decifração de códigos”; por outro lado, buscamos relacionar essas estruturas, respectivamente, à formação da revista Clima, à proximidade ao método indiciário de Giovanni Morelli e à aplicação permanente e relativa da iconografia e da iconologia de Erwin Panofsky. Acreditamos que, em A ideia e o figurado, a crítica de Gilda se constrói, no mínimo, pela presença desses três elementos supracitados, além de aclimatar e atualizar as abordagens desprestigiadas desses dois críticos de arte, reinventando a reflexão artística brasileira de seu tempo e porvir.

Palavras-chave: crítica, decifração de códigos, Gilda de Mello e Souza, objetos concretos traços desimportantes.

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2016-12-21

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Artigos