v. 2 (2015): Em curso - Volume 2

					Visualizar v. 2 (2015): Em curso - Volume 2

Em novembro de 2014 ocorreu na Universidade Federal de São Carlos o VI Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFSCar, com o tema Filosofia e suas interfaces.

A Em curso, agora em seu segundo volume, publica a conferência “Violência de gênero em revistas masculinas”, de Marcela Pastana, professora do Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel – IMES-SM e Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Sexualidade, Educação e Cultura – GEPESEC, Bauru, SP, e algumas das pesquisas de graduandos que foram apresentadas e debatidas durante o Encontro.

Incluímos na atual publicação a conferência “Sobre a relação entre teoria e práxis em Marx”, de Rúrion Melo, professor do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP), realizada em São Carlos, em novembro de 2011, na III Semana da Graduação em Filosofia da UFSCar, com o tema Filosofia Política.

Com a adoção de chamada pública, a Em curso passa também a publicar artigos fora do contexto dos encontros de Filosofia, que ocorrem anualmente na UFSCar. Assim o leitor tem em mãos uma amostra de diversos diálogos entre Filosofia e outros campos de saber, como arte, ciência e educação.

Além disso, este volume conta com a tradução parcial – a ser completada no próximo volume – de um escrito do filósofo Bertrand Russell feita por Ernane São João Garcia, graduando em Filosofia da UFSCar, e com o artigo, em espanhol, da estudante Maíra Pouey Bragos, intercambista em filosofia durante o 2o semestre de 2014, da Universidad Nacional de Rosario (UNR), Santa Fé, Argentina.

Este volume 2 vem a público com novo projeto gráfico e um padrão editorial inovador, o da certificação digital dos artigos pelo Digital Object Identifier (DOI). Essa escolha permite à Em curso publicar separadamente os artigos de cada volume, sem que seja necessário aguardar a sua preparação completa para a posterior publicação. Esperamos, com isso, tornar mais ágil a publicação dos artigos que poderão ingressar no debate público da comunidade acadêmica.

 

Os editores

Publicado: 2015-12-01