Dois modelos para a compreensão da criação artística em Arthur Schopenhauer

Autores/as

Resumen

Este trabalho apresenta dois modelos em torno da criação artística, na perspectiva da metafísica do belo, contida no terceiro livro de O Mundo como vontade e como representação de Arthur Schopenhauer: (I) modelo da arquitetura, escultura, pintura e poesia, no qual o gênio torna-se puro sujeito, acessa as Ideias e as comunica na forma de sua obra; (II) modelo da música, em que no lugar da atuação do puro sujeito, sobressai a atividade da faculdade da imaginação. Propõe-se entender a cisão que ocorre entre os dois modelos, em vista do domínio de aplicação de cada um deles, a partir das diversas linguagens da arte. Apesar dessa cisão, será defendido como hipótese das análises, que esses modelos não são excludentes, porém complementares.

Biografía del autor/a

Nilton José Sávio, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFSCar. Bolsista CNPq.

Citas

BARBOSA, Jair. Metafísica do belo. 1° ed. São Paulo: Humanitas, 2001.

CACCIOLA, M. L. M. Schopenhauer e a questão do dogmatismo. São Paulo: Edusp/Fapesp, 1994.

GONÇALVES, R. G. C. Arte e Metafísica na Filosofia de Schopenhauer. 2001. 102p. Dissertação (Mestrado em Filosofia) –Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2001.

LESSING, Gotthold Ephraim. Laocoon: ou des limites de la peinture et de la poésie. A. Courtin. 3º ed. Paris: Hachette, 1880.

PHILONENKO, Alexis. Schopenhauer: une philosophie de la tragédie. Paris: J. Vrin, 1999. (Histoire de la Philosophie).

QUARESMA, Daniel. O gênio e o santo na filosofia de Schopenhauer. Revista Voluntas: estudos sobre Schopenhauer. Vol. 2, nº 1, pp. 83-94, 2011.

RUYSSEN, Th. Schopenhauer. Paris: Alcan, 1911. PDF E-book. Disponível em: <https://archive.org/details/schopenhauer00ruys>. Acesso em: 15 set. de 2015.

SCHOPENHAUER, Arthur. Die Welt als Wille und Vorstellung: I. Frankfurt am Main: Suhrkamp, c1986. (Suhrkamp-Taschenbuch Wissenschaft; 661 Arthur Schopenhauer.Sämtliche Werke v.1).

____. O mundo como vontade e como representação. Jair Barbosa (Trad.). 1° ed. São Paulo: Editora UNESP, 2005. Tomo I.

____. Le monde comme volonté et représentation. Christian Sommer... [et al.] (Trad.). 1° ed. Paris: Gallimard, 2009. Tomo II. (Folio Essais, 523). [Suplementos].

____. Metafísica do belo. Jair Barbosa (Trad.). São Paulo: Editora UNESP, 2003.

WINCKELMANN, Johann Joachim. Réflexions sur l'imitation des oeuvres grecques en peinture et sculpture/ Gedanken über Nachahmung der griechischen Werke in der Malerei und Bildhauerkunst. Léon Mis (trad.). Édition bilingue (Français/ Deutsch). Paris, Aubier, 1954. (Collection bilingue des classiques étrangers).

Publicado

2016-12-21

Número

Sección

Artigos