Os primeiros passos de Foucault rumo à genealogia: A ordem do discurso e as Aulas sobre a vontade de saber

Autores/as

  • Rafael Gironi Dias

Resumen

Resumo: O objetivo desse artigo é relacionar as considerações temáticas e metodológicas indicadas por Foucault no início de suas atividades como professor no Collège de France, em 1970. Assim, pretendemos analisar sua aula inaugural, A ordem do discurso (L'ordre du discours), e o desenvolvimento de seu curso naquele ano, as Aulas sobre a vontade de saber (Leçons sur la volonté de savoir). Pretendemos, com isso, refletir a respeito dos primeiros passos de Foucault para uma genealogia inspirada por Nietzsche, como possibilidade para compreender a relação entre saber e poder, problema que nos parece central nas pesquisas do filósofo francês no início daquela década.

Biografía del autor/a

Rafael Gironi Dias

Estudante de bacharelado do Departamento de Filosofia da UFSCar.

Citas

DEFERT, D. “Situação do curso”; In: FOUCAULT, M. Aulas sobre a vontade de saber. (tradução de Rosemary Costhek Abílio), São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014, p. 239-262.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso; tradução Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 3ª ed, 1996.

______________. Aulas sobre a vontade de saber. Tradução de Rosemary Costhek Abílio. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.

REVEL, J. “O pensamento vertical: uma ética da problematização”; In: GROS, F (org.). Foucault: a coragem da verdade. Tradução de Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. p. 65-88

SOUZA, P. “O sujeito fora de si: movimentos híbridos de subjetivação na escrita foucaultiana”; In: RAGO, M; VEIGA-NETO, A (Org.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2ª ed. 2008, p. 205-214.

TEMPLE, G. Acontecimento, poder e resistência em Michel Foucault. Cruz das Almas/BA; UFRB, 2013.

Publicado

2020-01-19

Número

Sección

Artigos