Os primeiros passos de Foucault rumo à genealogia: A ordem do discurso e as Aulas sobre a vontade de saber

Autores

  • Rafael Gironi Dias

Resumo

Resumo: O objetivo desse artigo é relacionar as considerações temáticas e metodológicas indicadas por Foucault no início de suas atividades como professor no Collège de France, em 1970. Assim, pretendemos analisar sua aula inaugural, A ordem do discurso (L'ordre du discours), e o desenvolvimento de seu curso naquele ano, as Aulas sobre a vontade de saber (Leçons sur la volonté de savoir). Pretendemos, com isso, refletir a respeito dos primeiros passos de Foucault para uma genealogia inspirada por Nietzsche, como possibilidade para compreender a relação entre saber e poder, problema que nos parece central nas pesquisas do filósofo francês no início daquela década.

Biografia do Autor

Rafael Gironi Dias

Estudante de bacharelado do Departamento de Filosofia da UFSCar.

Referências

DEFERT, D. “Situação do curso”; In: FOUCAULT, M. Aulas sobre a vontade de saber. (tradução de Rosemary Costhek Abílio), São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014, p. 239-262.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso; tradução Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 3ª ed, 1996.

______________. Aulas sobre a vontade de saber. Tradução de Rosemary Costhek Abílio. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.

REVEL, J. “O pensamento vertical: uma ética da problematização”; In: GROS, F (org.). Foucault: a coragem da verdade. Tradução de Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. p. 65-88

SOUZA, P. “O sujeito fora de si: movimentos híbridos de subjetivação na escrita foucaultiana”; In: RAGO, M; VEIGA-NETO, A (Org.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2ª ed. 2008, p. 205-214.

TEMPLE, G. Acontecimento, poder e resistência em Michel Foucault. Cruz das Almas/BA; UFRB, 2013.

Downloads

Publicado

2020-01-19

Edição

Seção

Artigos