A domesticação do animal humano em Assim falou Zaratustra: uma análise da virtude que apequena

Autores

  • Matheus Becari Dias Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.37038/ec.v7i1.288

Resumo

No capítulo intitulado Da virtude que apequena, localizado na terceira parte da obra Assim falou Zaratustra, Friedrich Nietzsche, por meio do discurso de seu personagem, afirma que o ser humano se tornou e continua a se tornar “menor”, declarando que esse processo de apequenamento é causado pela “doutrina da felicidade e da virtude” que se estabeleceu entre os homens. De acordo com o filósofo, esses “homens pequenos”, na tentativa de alcançar o próprio bem-estar e evitar que qualquer mal seja feito contra si, utilizam-se da educação e da pregação de virtudes modestas para que, desta forma, consigam fazer do ser humano um animal domesticado. Levando em consideração a denúncia de Nietzsche, o presente texto busca esclarecer este trecho demonstrando, primeiramente, qual concepção de virtude está sendo alvo da crítica do filósofo. Em seguida, no segundo momento do texto, a análise se volta para a identificação dos sujeitos que praticam a domesticação do homem, caracterização do homem pequeno. Por fim, no terceiro momento, apresentar-se-á como a educação moral participa de forma efetiva no processo de domesticação da sociedade humana.

Biografia do Autor

Matheus Becari Dias, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduando em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

Referências

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a Filosofia. Tradução de Ruth Joffily Dias e Edmundo Fernandes Dias. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.

FINK, Eugen. A Filosofia de Nietzsche. Tradução de Joaquim L. Peixoto (Nietzsches Philosophie, Berlin, 1960), Lisboa: Presença, 1983.

FRANCK, Didier. As mortes de Deus. Tradução: Alexandre Filordi de Carvalho. Cadernos Nietzsche, nº19, 2005, p.7-42.

MARTON, Scarlett. A transvaloração dos valores. São Paulo: Moderna, 2006.

NIETZSCHE, Friedrich W. A Gaia Ciência. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das letras, 2012.

NIETZSCHE, Friedrich W. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das letras, 2018.

NIETZSCHE, Friedrich W. Crepúsculo dos ídolos, ou Como se filosofa com o martelo. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das letras, 2017.

NIETZSCHE, Friedrich W. Ecce homo: como alguém se torna o que é. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das letras, 2008.

SLOTERDIJK. Peter. Regras para o parque humano: uma resposta à carta de Heidegger sobre o humanismo. Tradução de José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.

WEBER, José F. Formação (Bildung), educação e experimentação em Nietzsche. Londrina: Eduel, 2011.

Downloads

Publicado

2021-02-01

Edição

Seção

Artigos