A alegoria no Cinema Marginal brasileiro
Resumo
O presente trabalho procura mostrar que o cinema marginal brasileiro, exemplificado na análise de O anjo nasceu (1969), de Júlio Bressane, pode ser compreendido a partir do conceito de alegoria, tal como apresentado pelo filósofo Walter Benjamin em sua obra Origem do drama barroco alemão. Para tanto, utilizaremos como referência teórica as análises feitas pelo crítico de cinema Ismail Xavier em Alegorias do subdesenvolvimento. Nessa obra, o crítico destaca a presença de uma abordagem alegórica de certos temas caros a filmes produzidos no período de 1967 a 1969 como O bandido da luz vermelha (1968) e Matou a família e foi ao cinema (1969).
Referências
BENJAMIN,W. Origem do drama barroco alemão. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.
ROCHLITZ, R. O desencantamento da arte. Tradução de Maria Elena Ortiz Assumpção. Bauru: EDUSC, 2003.
XAVIER, I. Alegorias do subdesenvolvimento. São Paulo: Cosac Naify, 2012.