A alegoria no Cinema Marginal brasileiro

Autores

  • Lucas Bezerra Da Silva UNESP

Resumo

O presente trabalho procura mostrar que o cinema marginal brasileiro, exemplificado na análise de O anjo nasceu (1969), de Júlio Bressane, pode ser compreendido a partir do conceito de alegoria, tal como apresentado pelo filósofo Walter Benjamin em sua obra Origem do drama barroco alemão. Para tanto, utilizaremos como referência teórica as análises feitas pelo crítico de cinema Ismail Xavier em Alegorias do subdesenvolvimento. Nessa obra, o crítico destaca a presença de uma abordagem alegórica de certos temas caros a filmes produzidos no período de 1967 a 1969 como O bandido da luz vermelha (1968) e Matou a família e foi ao cinema (1969).

Biografia do Autor

Lucas Bezerra Da Silva, UNESP

Faço parte do departamento de Filosofia e meus estudos se concentram na área da Estética e Filosofia da Arte, sobre a relação entre Filosofia e cinema, baseado na obra de Walter Benjamin.

Referências

BENJAMIN,W. Origem do drama barroco alemão. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.

ROCHLITZ, R. O desencantamento da arte. Tradução de Maria Elena Ortiz Assumpção. Bauru: EDUSC, 2003.

XAVIER, I. Alegorias do subdesenvolvimento. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

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Publicado

2020-01-19

Edição

Seção

Artigos