Efeitos do Cômico no filme Mulholland Drive de David Lynch

Autores

  • liliane rosana araujo Santos Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Neste trabalho, pretende-se relacionar aspectos da teoria do Riso pensados pelo filósofo francês Henri Bergson (1859-1941) com a cena do filme Mulholland Drive (Cidade dos Sonhos - 2001) dirigido pelo cineasta David Lynch. Mostraremos como algumas características descritas pelo filósofo, como o desajeitado acidental, o efeito bola de neve e as condições primordiais do cômico, sobretudo a insensibilidade do espectador perante uma situação, esta que denuncia o significado do riso enquanto correção de um comportamento, podem ser aplicados na cena analisada, esta que apresenta um caso criminoso que sai todo atrapalhado. Discorreremos sobre como elas se aplicam ao cômico dos movimentos, ao cômico de situação e por fim, buscaremos relacionar a cena fílmica com as três características que dizem a respeito do lugar natural do riso.

Biografia do Autor

liliane rosana araujo Santos, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Filosofia em andamento

Referências

Referências

BERGSON, Henri. (1859 - 1941) O Riso: Ensaio sobre o significado do cômico. /Henri Bergson; - tradução e notas de Maria Adriana Camargo Cappello; introdução de Débora Cristina Morato Pinto. - São Paulo: Edipro, 2018.

Mulholland Drive. Direção: David Lynch. Elenco: Justin Theroux, Naomi Watts, Laura Elena Harring, Ann Miller, Robert Foster, Brent Briscoe, Jeannie Bates. Les Films Alain Sarde Asymmetrical Production, 2001.

Downloads

Publicado

2020-01-19

Edição

Seção

Artigos