A REALIDADE DO ESPÍRITO E DA MATÉRIA EM BERGSON: ENTRE A DURAÇÃO DA CONSCIÊNCIA E A TESE GNOSIOLÓGICA DE MATÉRIA E MEMÓRIA.

Autores

  • Matheus Vitorino da Silva Universidade Federal do Paraná

Resumo

Criticando as teses tradicionais que procuram solucionar o problema da relação entre um sujeito e um objeto de conhecimento, Bergson aproxima idealismo e realismo sob um mesmo preconceito: a consideração da percepção como faculdade especulativa e inativa, de mesma natureza que a lembrança. Ambas as correntes culminam, segundo o autor, em extremos que reduzem todo dado perceptivo à matéria no caso dos realistas — fazendo do sujeito perceptivo um epifenômeno secundário —, ou reduzem ao espírito no caso idealista — restringindo o sujeito a uma interioridade fechada em si. Para superar as dificuldades advindas de ambas as teses, Bergson, primeiramente, afirma a realidade da consciência através do contato que ela mantém com a realidade de seu desenrolar temporal. Em seguida, desenvolve a questão gnosiológica da percepção pura, onde a realidade objetiva da matéria é identificada à realidade das imagens que são experienciadas pela consciência, apesar de ultrapassá-las em grau.


Biografia do Autor

Matheus Vitorino da Silva, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Filosofia. Setor de Ciências Humanas.

Referências

BERGSON, H. Ensaio sobre os dados imediatos da consciência. Tradução de João da Silva Gama. Lisboa: Edições 70, 1988.

____________. Matéria e Memória: Ensaio da relação do corpo com o espírito. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

____________. Introdução à metafísica. In.: SILVA, F. L. (Org.). Cartas, conferências e outros escritos. Tradução de Nathanael Caxeiro e Franklin Leopoldo e Silva. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

DELEUZE, G. Bergsonismo. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. 2ª ed. São Paulo: Ed. 34, 2012.

____________. Cinema I: A imagem-movimento. Tradução de Stella Senra. São Paulo: Editora Brasiliense S.A., 1985.

____________. A ilha deserta e outros textos. Org. David Lapoujade. São Paulo: Iluminuras, 2004. 384 p.

GOLDSCHMIDT, V. Cours de Victor Goldschmidt sur le premier chapitre de Matière et Mémoire. In.: WORMS, F. (Org.). Annales bergsoniennes I. Paris: PUF, 2002.

PRADO JR., B. Presença e campo transcendental: consciência e crítica da negatividade na filosofia de Bergson. São Paulo: Edusp, 1989.

WORMS, F. Bergson ou os dois sentidos da vida. Tradução de Aristóteles Angheben Predebon. São Paulo: Editora Unifesp, 2011.

___________. Introduction à Matière et mémoire de Bergson. Paris: PUF, 1997.

Downloads

Publicado

2020-01-19

Edição

Seção

Artigos