Origem da sociedade civil e contrato social: Hobbes contra Rousseau

Autores

  • Mateus de Lima Ramos Universidade Estadual de Campinas

Resumo

A filosofia política de Rousseau se faz a partir da crítica e da substituição do ‘princípio do benefício próprio’ de Hobbes, segundo o qual os homens, por natureza e necessidade, buscam sempre e em todas as suas ações realizar o seu próprio bem, sendo todo o resto desejado no interesse desse fim. Ao recusar que a natureza dos homens seja - de imediato - guiada exclusivamente pelo auto-interesse, a intenção de Rousseau é estabelecer a origem do Estado pelo contrato social e justificar a necessidade da soberania popular, que se torna condição necessária para a coexistência de indivíduos que compartilham uma vontade geral, visto que somente com base nesse interesse comum é que a sociedade civil deve ser governada. Nosso objetivo é mostrar que, para que se concretize o seu projeto, Rousseau deverá não apenas recusar o ‘princípio do benefício próprio’ de Hobbes, mas também a noção de que os homens são capazes de renunciar sua liberdade tendo em vista as vantagens de um contrato social entre os homens. Segundo Rousseau, para que o contrato seja legítimo, cada homem deve doar-se a todos, e não a um único homem tal como escrevera Hobbes, visto que uma sociedade segura só pode ser governada pela vontade geral.

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Publicado

2015-03-30