https://www.emcurso.ufscar.br/index.php/emcurso/issue/feed Em curso 2022-02-09T01:15:58+00:00 Revista Em curso revistaemcurso2.ufscar@gmail.com Open Journal Systems <p><strong><em>Em curso</em></strong> é uma publicação contínua e eletrônica, com fechamento editorial (volume) anual, vinculada ao Curso de Graduação em Filosofia do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São Carlos e, desde 2018, ao Curso de Filosofia do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Lavras.</p><p>Seu intuito é divulgar pesquisas acadêmicas, resenhas, traduções e entrevistas de graduandos e graduados em Filosofia, ou de outras áreas do saber, desde que não estejam vinculados a programas de pós-graduação. <span>A <strong><em>Em curso</em></strong> tampouco publica trabalhos que tenham docentes como coautores. </span></p><p>Acreditamos que as pesquisas aqui publicadas possam ocupar um lugar junto à ampla e diversificada pesquisa filosófica brasileira, por isso apresentamos ao nosso eventual leitor um leque aberto de reflexões em contínuo aprimoramento.</p><p> </p><p> </p><p>ESTRATO B4 NO QUALIS DA CAPES.</p> https://www.emcurso.ufscar.br/index.php/emcurso/article/view/328 Formalismo e formalismos: o formalismo kantiano na crítica de arte de Clement Greenberg 2021-08-26T16:43:57+00:00 Gabriel de Campos Barrera San Martin g234740@dac.unicamp.br <p>Não é novidade que a ideia de <em>formalismo </em>enquanto um modo específico de analisar e interpretar obras de arte adquiriu determinada amplitude de conotações ao ponto de transparecer certo obscurantismo em termos de delimitação precisa do seu significado. Apesar de o formalismo da crítica de arte moderna frequentemente ter Kant e o seu conceito de <em>forma </em>por base, parece haver certo distanciamento entre os diversos conceitos de forma empregados por esses teóricos quando comparados ao modo como essa noção aparece na terceira crítica. Nesse sentido, propõe-se investigar como o conceito de formalismo aparece nos sistemas de Kant e Clement Greenberg, analisando suas aproximações e descontinuidades. Em outros termos, procura-se questionar em especial a respeito da possibilidade de reconhecer uma mesma ideia de <em>formalismo </em>entre esses autores, embora eles utilizem o conceito de <em>forma </em>em sentidos distintos, ou se as suas noções de formalismo acabam, por conta disso, também assumindo um sentido distinto.</p> 2022-02-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Gabriel de Campos Barrera San Martin https://www.emcurso.ufscar.br/index.php/emcurso/article/view/330 Propaganda totalitária e as articulações entre verdade e mentira: uma reflexão a partir de Hannah Arendt 2021-05-15T19:07:16+00:00 Júlio César Ferreira de Matos Freitas cjulio.freitas98@gmail.com <p>Este artigo expõe, em primeiro lugar, o que significou a novidade do totalitarismo segundo Hannah Arendt. Em seguida, tecemos algumas considerações acerca da articulação entre verdade, mentira e propaganda nos aparelhamentos ideológicos do Estado totalitário. Assim, assumimos que o acontecimento político que minou a capacidade de agir e a deliberação sobre a vida pública, a saber, o totalitarismo, teve como efeito a cristalização de determinados dilemas éticos e políticos.</p> 2022-02-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Júlio César Ferreira de Matos Freitas https://www.emcurso.ufscar.br/index.php/emcurso/article/view/332 As três definições de Hípias no Hípias Maior de Platão 2021-08-17T21:41:42+00:00 Renato Semaniuc Valvassori renatosv21@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">O objetivo deste artigo é analisar, do ponto de vista lógico-argumentativo e filosófico, as três primeiras tentativas de definição do belo [<a href="http://www.perseus.tufts.edu/hopper/morph?l=to%5C&amp;la=greek&amp;can=to%5C1&amp;prior=au)to%5C">τὸ</a> <a href="http://www.perseus.tufts.edu/hopper/morph?l=kalo%5Cn&amp;la=greek&amp;can=kalo%5Cn1&amp;prior=to%5C">καλὸν</a>], oferecidas por Hípias, no decorrer do diálogo <em>Hípias Maior</em>, de Platão. Será dada especial atenção às falácias cometidas por Hípias e aos comprometimentos metafísicos que podem ser observados tanto nas falas de Hípias quanto nas falas de Sócrates.</span></p> 2022-02-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Renato Semaniuc Valvassori https://www.emcurso.ufscar.br/index.php/emcurso/article/view/350 A Ética socrática na Academia Anglo-Saxã 2021-09-09T14:29:39+00:00 Arthur Lopes C. Cordeiro arthurlopescc@gmail.com <p>O presente artigo visa ser uma introdução às discussões relativas à ética socrática (a ética dos primeiros diálogos de Platão) na Academia Anglo-Saxã. Para tanto, após uma breve introdução em que se discute o desenvolvimentismo desta Academia, são analisadas as visões de cinco influentes autores: Gregory Vlastos, Gerasimos Santas, Terry Penner, Thomas Brickhouse e Nicholas Smith. Desse modo, será possível a compreensão, por parte do leitor, dos debates acerca do tema bem como a aquisição de um bom ponto de partida para os Estudos Socráticos.</p> 2022-02-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Arthur Lopes C. Cordeiro https://www.emcurso.ufscar.br/index.php/emcurso/article/view/380 Editorial 2022-02-07T18:29:24+00:00 Marisa Lopes marisalopes@ufscar.br 2022-02-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Marisa Lopes https://www.emcurso.ufscar.br/index.php/emcurso/article/view/382 Expediente 2022-02-09T00:37:46+00:00 Em curso UFSCar revistaemcurso.ufscar@gmail.com 2022-02-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Em curso UFSCar https://www.emcurso.ufscar.br/index.php/emcurso/article/view/379 Cartas Morais a Lucílio, 47 2022-01-22T19:21:42+00:00 France Yvonne Murachco francelatim@gmail.com <p>Tradução da Carta 47.</p> 2022-02-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 France Yvonne Murachco